Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
30/07/2015 às 15:13
Ser Adolescente, o máximo mas também um desafio

Da redação 

 

A adolescência é uma das fases mais incríveis da vida e também uma fase de imensos desafios. Adolescência significa “florescimento” e como o próprio nome já explica esta etapa da vida é o florescimento de muitas coisas. É a fase de descobertas do corpo, da mente, da vida, e uma fase de mudanças que atinge em cheio a vida destes meninos e meninas que estão indo para a vida adulta. As emoções, por exemplo, são intensas. Tanto as negativas, como a tristeza, a depressão, como as positivas; como a alegria, euforia, e sonhos. No tocante ao social os adolescentes oscilam entre o isolamento e o agrupamento social, andando sempre em turmas. É o período em que estes seres que nem são crianças nem adultos, buscam uma identidade pessoal e aceitação social. Evidentemente que tanta complexidade junta é a fórmula exata da turbulência. E põe turbulência nisto. Em geral, estas oscilações emocionais, psicológicas e sociais, tornam a vida do adolescente quase um tormento diário composto de dúvidas, questionamentos, rebeldias, e uma sensação de não pertencimento a nada, gerando incertezas doloridas ligadas ao futuro.


Mas vamos ter calma. Turbulência sim, mas não fracasso. Não destruição. Não incapacidade para uma vida feliz. A coisa mais importante para o adolescente é saber e acreditar que tudo vai passar. Muitas dúvidas que se tem agora simplesmente vão desaparecer. Muitas emoções negativas que agora parecem ser para sempre vão sumir. Muitas rejeições doloridas de agora não serão nada amanhã. E tudo porque esta fabulosa fase é uma fase de transição não de definitivos. Tudo passará. O que se sente agora amanhã não se sentirá mais.


Agora, mesmo sabendo que tudo passará é preciso aprender viver bem esta fase. Fazendo escolhas certas, sabendo esperar momentos mais definitivos, ouvir bons conselhos, dando atenção aos ensinos do Senhor, que, aliás, é sempre bom dizer: há muita coisa boa na Bíblia para adolescentes. Também é ótimo que o adolescente aceite confiar no Senhor para direção de sua vida. O Senhor gosta dos adolescentes e quer ajudá-los através da Igreja, de líderes cristãos autênticos, das reuniões de adolescentes na própria Igreja, e especialmente através da oração e leitura de Sua Palavra. Quando o adolescente aceita os conselhos do Senhor estes anos de turbulência são passados com mais calma e suavidade e tudo vai se encaixando em um plano formidável de Deus.


A dica de hoje para todos os adolescentes está no famoso versículo escrito pelo homem mais inteligente de todos os tempos, o sábio Salomão em Eclesiastes 3:1


TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

 

É isso aí, ser adolescente é o máximo, com seus desafios é claro, mas sem dúvida uma das fases mais legais da vida.

 


Fica com Deus. 

Veja mais sobre Comportamento [+ notícias]